- Deixe as pessoas saberem que você tem perda auditiva assim elas não acharão que está ignorando-as caso não responda. Façam com que peçam a sua atenção e depois repitam a pergunta.
- Deixe os barulhos de fundo no mínimo. Por exemplo, abaixe a TV ou o rádio, evite ventiladores ou água corrente durante as conversas.
- Mova-se para mais perto do interlocutor.
- Em grandes grupos, tente posicionar-se ao centro. Em locais com muitas pessoas, como um igreja ou palestras, sente-se na frente da sala. Utilize equipamentos para suporte a audição se disponíveis.
- Practique a leitura labial. Isto envolve mais do que a leitura de lábios e inclue ver a expressão facial e corporal.
- Assita a TV sem som para praticar a leitura labial.
- Posicione-se de modo que possa ver o interlocutor.
- Ouça as palavras-chave do contexto. Normalmente não é necessário ouvir cada palavra para ouvir a conversa.
- Ouça as inflexões da voz de quem fala . Uma inflexão crescente normalmente significa uma pergunta sendo feita.
- Peça às pessoas que se repitam caso não entenda o que foi dito.
Entrada do Som
O microfone capta o som (energia acústica) que trafega no ar. No amplificador a energia acústica é transformada em sinais elétricos. Uma vez convertida, um conversor analógico ou digital (A/D) troca estes sinais elétricos em números binários ou dígitos ( 0´s e 1´s).
Processamento
Os números binários são analisados e manipulados por um chip digital (DSP) para executar ações complexas e precisas. Esta série de número é então convertida novamente em sinais elétricos pelo conversor analógico ou digital (A/D).
Saída do Som
O receptor troca os sinais elétricos novamente em sinais acústicos, e estes são enviados pelo canal auditivo até o tímpano.
O processo acontece muito rapidamente: existem milhões de cálculos ocorrendo no aparelho auditivo a cada segundo.