Logomarca Auris Unitron

MARINGÀ

44

3262 3624

LONDRINA

43

3322 3080

Logomarca Grupo Micro Som
artigos
  • 27/10/2008

    Você escuta, mas não entende?

    Desatenção não é sinônimo de falta de inteligência. Às vezes o problema está na dificuldade de lidar com barulhos. Mas poucas pessoas sabem disso.

    Escutamos com os nossos ouvidos, no entanto, é o cérebro que compreende o que escutamos. Quando o indivíduo escuta, mas não entende, ele pode apresentar o DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (DPAC), que não depende da idade, sexo e/ou inteligência da pessoa.

    Sinais e Sintomas: Dificuldade em escutar em ambiente ruidoso; Dizem muito Ah? O que? Não entendi! Pode repetir? Problemas de fala; Dificuldades para entender piadas ou palavras com duplo sentido; Dificuldade ao contar uma história ou dar um recado; Dificuldade em compreender o que lê; Dificuldades no aprendizado; entre outros.

    Como Saber? Através do exame do PAC, feito por um fonoaudiólogo especialista em audição (audiologista). Em alguns casos, é importante a avaliação audiológica complementar como PEATE/BERA, PEAML e P300, que avalia melhor o caminho que o som percorre para ser compreendido, bem como avaliações de outros profissionais, entre eles: otorrinolaringologista, neurologista, fonoaudiólogo especialista em linguagem, psicólogo, psicopedagogo, entre outros para fazer o diagnóstico diferencial de problemas associados como, por exemplo: perdas auditivas; neuropatias; distúrbios psiquiátricos; distúrbios de aprendizagem; dislexia; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); demências; Alzheimer.

    Quem deve fazer o PAC? Todos os indivíduos de idade igual ou superior a 07 anos com queixas de DPAC seguido da avaliação audiológica básica (audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria) recente de até 03 meses.

    Marcia Bongiovanni
    AUDIOCLINICA 
    Instituto da Audição e do Equilíbrio
    Londrina - Paraná

    Formada pela Universidade Norte do Paraná em Fonoaudiologia.
    Pós-Graduada em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.
    Fellow na University of Iowa Hospitals and Clinics.

    Fellow em Otoneurologia e Processamento Auditivo Central pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.

    voltar