Logomarca Auris Unitron

MARINGÀ

44

3262 3624

LONDRINA

43

3322 3080

Logomarca Grupo Micro Som
artigos
  • 09/11/2010

    Aparelho Auditivo é um dos tratamentos para zumbido

    O zumbido é definido como a percepção consciente do som, 

    sem que haja para tanto presença de estímulo sonoro externo. As causas podem ser: infecção na orelha média, uso de medicamentos, lesões na cabeça ou pescoço, exposição excessiva a ruídos, rolha de cera e mudanças na pressão sanguínea ou no metabolismo.

     

    O zumbido pode ser classificado em agudo ou crônico. Sendo o primeiro transitório e de curta duração, já o segundo tipo a duração é superior a seis meses. 

    Em geral o zumbido crônico é decorrente ou está associado a perdas auditivas. 

    Supõe-se que aproximadamente 25 milhões de brasileiros apresentem zumbido.

     

    Sabe-se que o zumbido interfere na qualidade de vida, pois dificulta a compreensão de fala, causando prejuízo na comunicação, no ambiente de trabalho, no lazer e no repouso, dificultando atividades de vida diária e em alguns casos, ocasionando transtornos físicos e psicológicos, como depressão e reação negativa ao stress.

     

        Atualmente, não existe um tratamento que possa eliminar o zumbido por completo, no entanto, estratégias podem ser utilizadas com o intuito de “minimizar” ou aliviar tal sintoma. 

         A literatura relata como forma de tratamento: o uso de amplificação sonora (aparelho auditivo), mascaramento, biofedback, estimulação elétrica, tratamento medicamentoso, cirurgia, acupuntura e a terapia de habituação ao ruído. Necessitando de uma avaliação específica do médico otorrinolaringologista e avaliação auditiva realizada por um fonoaudiólogo. Só assim será indicado o tratamento adequado para cada caso, sendo este prescrito pelo médico.

     

    O uso do aparelho auditivo é um dos tratamentos indicado para indivíduos que possuem perda auditiva associada ao zumbido, a fim de garantir alívio, desta forma, tolerância ao sintoma. Tendo como objetivo não apenas melhorar a compreensão de fala, mas também mascarar o zumbido com um estímulo sonoro externo concorrente.

     

    O aparelho auditivo não proporciona a cura do zumbido, apenas traz conforto aliviando a sensação de incomodo, devido ao mascaramento realizado pelos sons externos.

     

     

     

    Maria Helena Sauer - Fonoaudióloga 

     

    Clinica Pró-Otorrino

     

    Umuarama - PR

    voltar