Logomarca Auris Unitron

MARINGÀ

44

3262 3624

LONDRINA

43

3322 3080

Logomarca Grupo Micro Som
PERDA AUDITIVAEFEITOS DA PERDA AUDITIVA

EFEITOS DA PERDA AUDITIVA

Perda Auditiva

Perda auditiva é a falta de habilidade em perceber ou interpretar o som.

A perda auditiva varia desde a dificuldade em ouvir sons suaves ou entender a fala até a completa surdez. Perda auditiva não é como ouvir sons com volume baixo, ao invés disso, existem alguns sons ou tons que são muito mais difícieis de se ouvir do que outros.

Todas as pessoas experimentam algum grau de perda auditiva já que isso faz parte do envelhecimento natural. Entre 30 e 40 anos, as células ciliadas do ouvido interno começam a morrer. O processo é diferente em cada um, mas aproximadamente uma em cada dez pessoas, a perda alcança um ponto onde é necessário o uso de um aparelho. Essa seção contém informações valiosas sobre como ouvimos, as causas e efeitos da perda auditiva, e como ela pode ser tratada.

Causas da Perda Auditiva

Existem três tipos principais de perda auditiva: condutiva, neurosensorial e mista. Cada tipo afeta uma parte diferente do ouvido e tem várias causas. A perda auditiva pode ser resultado do envelhecimento, acúmulo de cera no ouvido, exposição a sons altos, alguns medicamentos e estruturas internas do ouvido prejudicadas. Normalmente os profissionais da audição classificam as perdas auditivas em graus.

Graus de Perda Auditiva

Todos os tipos de perda auditiva são classificados em graus: leve, moderado, severo ou profundo. Leve a moderado são os graus mais comuns de perda auditiva. Perda auditiva condutiva são raras nos graus severos e profundos.

Níveis Sonoros e Perda Auditiva

Sons são medidos em decibéis (dB). Sons mais altos do que 80 dB são considerados potencialmente perigosos para a audição se ficar exposto por qualquer tempo. Quando o som alcança um nível intenso pode prejudicar as células ciliadas da orelha interna. Isso resulta numa perda de pulsos elétricos em várias frequências. Geralmente o dano afeta primeiro os sons de alta frequência, consequentemente, os sons de fala e consoantes “t”, “s”, “ch” e “sh” tornam-se difíceis de serem ouvidos.

Sintomas da Perda da Audição

Se você suspeita que tem perda auditiva, considere os pontos abaixo:

Você sempre pede aos outros para se repetirem?
Tem amigos ou familiares que dizem que você não ouve bem?
Deixa a TV ou o rádio em volume mais alto do que os outros?
Tem dificuldade em entender conversas com ruídos ao fundo?
Tem dificuldades em acompanhar conversas em grupo?
Tem dificuldade em identificar de onde os sons estão vindo?
Se você respondeu sim a mais de três questões, você pode ter perda auditiva.

Converse com um profissional de saúde auditiva, que poderá indicar qual caminho a seguir.