Logomarca Auris Unitron

MARINGÀ

44

3262 3624

LONDRINA

43

3322 3080

Logomarca Grupo Micro Som
PERDA AUDITIVAPerda Auditiva Neurosensorial

Perda Auditiva Neurosensorial

A perda auditiva neurosensorial é responsável por 90% dos problemas de audição em adultos. Ocorre quando as células ciliadas da cóclea ficam prejudicadas e o som não consegue atingir o cérebro (onde o som é processado). Uma vez que as células ciliadas foram perdidas não há como recuperá-las, o que torna este tipo de perda permanente. A perda auditiva neurosensorial geralmente reduz a audição de sons agudos e pode distorcer alguns sons. Os aparelhos auditivos podem ajudar na maioria dos casos. 

Causas 

Envelhecimento


A perda auditiva causada pelo processo natural de envelhecimento é chamada de Presbiacusia. Por volta de 60 a 65 anos de idade, aproximadamente 30% da população tem uma perda auditiva significativa o suficiente para afetar sua habilidade em ouvir os sons do dia-a-dia, como uma conversa. 

O primeiro sinal de Presbiacusia é normalmente uma redução na habilidade em ouvir sons de alta frequência como s, t, c, p, t, resultando num diálogo incompleto. Significa ouvir algo, mas sem saber exatamente o quê. 



Indução de RuídoExcessiva exposição ao barulho é uma das causas mais comuns - também a que melhor pode ser previnida - de perda auditiva permantente. Toda exposição a ruídos em alto volume causa algum grau temporário de perda auditiva. A exposição repetida, sem proteção adequada, resulta em perda auditiva gradual e permanente. 



Outras CausasMedicação tóxica: 

Aproximadamente 200 medicamentos foram classificados como ototóxicos, significando que eles tem potencial para causar reações tóxicas à estrutura do ouvido interno. Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicação. 

Ferimentos na cabeça. 

Doenças como rubeóla durante a gravidez, cachumba, meningite, esclerose múltipla. 

Problemas no nascimento, como falta de oxigenação temporária. 

Problemas genéticos (herança).